Medição do tempo

O relógio solar foi dos primeiros relógios que se conhece, regendo-se pela  sombra do homem que quando a mesma atingia o pico, era considerado meio-dia. Passando pelo relógio de água e de areia, mais conhecido por ampulheta. Este último consiste em duas âmbulas que comunicam entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade determinada de areia de uma para a outra.

Mais tarde surgiu o relógio de bolso, de seguida o de quartzo que funciona com carga eléctrica induzida alternada e constantemente. O mais recente, é o relógio atómico que funciona baseado numa propriedade do átomo de Césio, sendo o padrão a frequência de oscilação da sua energia.

O ciclo de um dia é dividido em quatro ciclos menores ortogonais (90°) entre si, madrugada, manhã, tarde e noite. Cada ciclo ortogonal é subdividido em 6 ciclos menores de 6 horas, completando o dia total em 24 horas. Todas as horas são subdivididas em 60 ciclos menores, os minutos, compreendendo 60 minutos por hora num total de 1.440 minutos o dia inteiro. Todos os minutos são subdivididos em 60 ciclos menores, os segundos, compreendendo 60 segundos num minuto um total de 86.400 segundos o dia inteiro.

Sendo assim, o segundo é uma unidade de medida angular usada também para medir intervalos tempo. Originalmente, o segundo deveria ser o tempo que um raio de sol leva para riscar a distância de 1/86400 da circunferência terrestre, ou seja, a linha do equador.

Através de referenciais astronómicas, a humanidade definiu o período de rotação da Terra como 1 dia, as fases da Lua para definir uma semana (7 dias), o ciclo lunar um mês, o período de translação da Terra 1 ano, etc.

Miguel Mousinho nº16/12ºA (2010/2011)

_____________________________________________________

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s