O trabalho do aluno João Amaral, “Projecto e construção de um sistema de arrefecimerrr-017nto a água (Watercooling) para componentes de computador“, realizado nas aulas de Área de Projecto (12º C)  leccionadas pela profesora Laila Ribeiro, ganhou o 4.º Prémio do Concurso Jovens Cientistas e Investigadores – 2007. 

O trabalho “Construção de um sistema de arrefecimento a água (Watercooling) para componentes de computador” esteve exposto na Exposição/Mostra de Ciência, no Museu da Electricidade, no âmbito do Concurso Jovens Cientistas e Investigadores 2007 nos dias 27 e 28 Maio. 

Este trabalho foi ainda seleccionado para representar Portugal no European Union Contest for Young Scientists, Valência – 2007, Espanha, que decorreu entre os dias 14 e 19 de Setembro. 

  

rrr-0021Ao contrário do sistema tradicional de arrefecimento a ar (aircooling),  o trabalho do João Amaral utiliza água e permite obter uma maior eficácia no funcionamento dos componentes e melhores temperaturas de trabalho. Deste modo, consegue-se aumentar a longevidade dos componentes, que a trabalharem a menores temperaturas, sofrem menos desgaste. 

  

O overclock é um termo utilizado para descrever o processo de pôr um componente a trabalhar a uma frequência maior à que vem de origem. É usualmente praticado no sector da informática para quem necessita de maior desempenho por parte dos seus computadores.  

  

Quando se faz overclock num componente, este fica a trabalhar a uma maior frequência. O aurrr-015mento de frequência, neste, faz com que, geralmente, ele precise de mais energia para funcionar. Fornecendo mais energia a este componente, este tem tendência a trabalhar a uma maior temperatura.  

Quanto maior a temperatura a que um componente trabalha, maior é a probabilidade de ocorrerem erros. 

É aqui que o watercooling entra, este método de refrigeração, proporciona temperaturas de funcionamento mais baixas aos componentes, fazendo, deste modo, com que existam menos erros e permitindo trabalhar a uma maior frequência. 

As vantagens relativamente aos sistemas normalmente usados (aircooling) são: o silêncio (em oposição ao barulho das ventoinhas usadas em aircooling); e a possibilidade de trabalhar a temperaturas inferiores. 

 rrr-022 

O concurso Jovens Cientistas e Investigadores – 2007 destina-se a premiar, a nível nacional, trabalhos desenvolvidos por estudantes em áreas de estudo tão diversas como Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharia, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática e Química.  Os projectos foram avaliados por um júri, presidido pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, cujos critérios de selecção tiveram em conta o raciocínio e a apresentação (criatividade, originalidade e clareza); na experimentação dos projectos e o nível educacional de cada concorrente. 

  

Os trabalhos seleccionados estiveram expostos em Maio, no Museu da Electricidade, em Lisboa, e, posteriormente, a Fundação da Juventude submeteu os projectos premiados a certames europeus e mundiais, de acordo com as áreas de estudo dos trabalhos, a sua qualidade e originalidade e os requisitos de participação.  

  

O sistema, a funcionar, esteve exposto, na nossa escola, no Dia das Ciências Experimentais. 

 
 

  

 
 

  

Copyright  

  

  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s